terça-feira, 6 de abril de 2010

PESQUISA MINERAL/ PROCEDIMENTOS GEOLÓGICOS (6)

DIRECIONAIS DE CAMADA ou CURVAS DE CONTORNO ESTRUTURAL

1. CONCEITO

As direcionais de camada ou curvas de contorno estrutural são análogas às curvas de nível diferindo somente na superfície que está sendo representada cartograficamente: - enquanto que as curvas de nível representam o modelado topográfico, as curvas de contorno estrutural representam uma determinada superfície estratigráfica (subterrânea em sua maior extensão).


2. CURVAS DE TOPO E DE BASE DE CAMADAS

As curvas de nível do contato superior de uma camada geológica são designadas curvas de topo da camada e às do contato inferior são chamadas de curvas de base da camada. A existência de diversas superfícies estratigráficas de interesse em uma área exige, para a necessária clareza do mapa, que cada superfície seja representada com simbologia de espessura, tipo e/ou cores de traços próprias e bem identificadas na legenda. É muito importante também que a equidistância vertical seja a mesma para as curvas de nível das diversas superfícies estratigráficas e, se possível, igual à das curvas de nível topográfico, para facilitar a visualização e comparação dos diversos relevos e para a aplicação de cálculos diversos.

3. CALCULANDO ESPESSURA VERTICAL DE CAMADA

Calcula-se a espessura vertical de camadas a partir da diferença entre cotas da curva de topo e de base da camada.

4. CONCEITO DE ISOPACA E SUA UTILIDADE

Curvas isopacas são curvas de mesma espessura real de camada e são utilizadas para medir ou especular sobre o volume de minério, de ganga, etc.

5. CASO DE PLANOS PARALELOS

Podem ser denominadas de linhas paralelas, também, tratam-se de linhas direcionais que são precisamente, ou não, retas e paralelas.

6. INTERSEÇÃO DE PLANOS GEOLOGICOS COM A SUPERFICIE TOPOGRAFICA

A interseção dos planos geológicos com a superfície topográfica pode ser inserida de acordo com a orientação das camadas
a. Planos horizontais
b. Planos verticais
c. Planos paralelos ao talvegue
d. Planos mergulhando p/montante do vale (contra o declive do talvegue)
e. Planos mergulhando p/juzante c/angulo maior do que o do talvegue

Nenhum comentário:

Postar um comentário