quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

FASES DA INDÚSTRIA MINERAL (1) PESQUISA E EXPLORAÇÃO

O processo operacional da indústria de mineração pode ser classificado em seis fases seqüenciais:


1- Pesquisa e Exploração;
2- Desenvolvimento;
3- Extração;
4- Beneficiamento;
5- Processamento metalúrgico;
6- Recuperação.


Estes estágios são caracterizados por diferentes processos. Suas dinâmicas operacionais estão relacionadas ao tipo e fatores que envolvem o minério e os corpos minerais, como a localização geográfica, avaliações e custos de materiais auxiliares, energia, potencial humano e mercados, e também, de preocupação em anos recentes, considerações de corte ambiental.

Cada fase tem função fundamental e é sempre requerida para etapas posteriores, com materiais e informações. Por outro lado, cada produto produz efeitos para o meio ambiente e a complexidade dos ecossistemas.


1. PESQUISA E EXPLORAÇÃO

A etapa de pesquisa e exploração envolve aspectos de considerações econômicas geral, sendo que a principal questão colocada é a demanda por minerais. Esta questão faz com que a atividade e a produtividade de muitos minerais tenham diferentes conotações temporais, variando de ano para ano.

Operacionalmente, essa etapa começa com o reconhecimento dos locais ou áreas com probabilidade de descoberta de depósitos minerais. Este reconhecimento pode ser adquirido, usualmente, por informações geológicas já compiladas: mapas do governo, da região de interesse, e mapeamentos regionais. Uma fase inicial de exploração pode ser conduzida usando-se métodos de sensoriamento remoto por satélites e aviação: quando promissoras áreas são localizadas, métodos de exploração através de navegação aérea e com bases terrestres são usados. Isto é realizado para um processo mais detalhado de pesquisas de exploração, quando do uso de métodos geológico, geofísico e geoquímico. Alguns aspectos relacionados ao desempenho da pesquisa e exploração são sumariamente enfatizados a seguir:


Prospecção Geofísica
:A pesquisa geofísica pode ser conduzida fora da superfície como também por aviação, usando como ferramentas atuais a sísmica, gravidade, resistência, magnética, eletromagnética, radar e polarização induzida. Ondas de radio e métodos eletrogeoquímicos são desenvolvimentos recentes.


Amostragem
:Na exploração, poços e trincheiras são construídos para examinar o material que está no solo e subsolo, e para a aquisição de amostras para análises químicas. Estas tarefas, como também a remoção da sobrecarga (material superficial que impede acesso ao corpo mineral) são usualmente realizadas por máquinas de escavação, métodos hidráulicos ou explosões. Métodos hidráulicos ou explosivos são, provavelmente, os mais significantes em termos de área afetada.


Uso de novas tecnologias
: A tecnologias de pesquisa e exploração tem avançado em anos recentes. Prospectores têm aumentado os usos de sensoriamento remoto e tecnologia de computação e seus empregos na sondagem profunda e escavação subterrânea, como também métodos geofísicos para localização de corpos minerais profundos. Como resultado, grande quantidade de dados geológicos, geofísicos e geoquímicos estão sendo acumulados. Integrando estes tipos de dados, mais recentemente vêm-se usando Sistemas de Informação Geográfica (Geographical Information System).


Métodos em regiões de condições adversas
: Um método interessante em regiões de latitude elevada é o direcionamento de prospecção para estudos de sedimentos glaciais para identificar e localizar minerais e suas fontes.


Métodos Biológicos
: Vários métodos biológicos de exploração mineral não têm ainda aceitação em muitos países. Geralmente técnicas não invasivas trazem a perspectiva de efeitos ambientais relativamente menores. Elas usam indicadores como espécies bióticas ou componentes químicos, incluindo geobotânica, a qual está baseada no exame de áreas de vegetação revestidas ou a flora do solo; biogeoquímica, baseada na análise química da vegetação do solo e geozoologia, que usa animais para localizar áreas de mineração.


Softwares de modelagem
: A tecnologia de modelagem computacional está também sendo recomendada e usada com crescente aumento como uma ferramenta para transformar dados de exploração em modelos de corpos minerais, os quais podem ser de considerável ajuda na avaliação de reservas minerais e em estratégias de planejamento de extração.


Software VULCAN 4.0 - modelagem em 3D
Transporte e serviços
: Para possibilitar a pesquisa e exploração mineral, muitos projetos de acesso são exigidos e geralmente sua amplitude vincula-se à construção de estradas ou até mesmo de pistas de pouso e decolagem. Tanto esta questão quanto à de serviços inerentes são necessárias e estão relacionadas a aspectos de infra-estrutura, já que nos processos de mineração são envolvidas pessoas, bem como diferentes processos de trabalho, equipamentos, etc. Porém, essa etapa pode ser respondida – no local de estabelecimento da atividade ou do projeto de mineração – por pequenas comunidades já estabelecidas que podem oferecer infra-estrutura local e que acabam, muitas vezes, sendo incorporadas pelo próprio empreendimento.

OBS
: Tecnicamente Pesquisa e Exploração são separadas por disponibilizarem de algumas características diferenciais, do ponto de vista técnico. Sendo assim, a sequência estaria dividida em sete fases e não em seis, como mencionado anteriormente. Contudo a presente divisão esta relacionada com os aspectos da industria mineira numa definição global.

Nenhum comentário:

Postar um comentário