terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

FASES DA INDÚSTRIA MINERAL (4) BENEFICIAMENTO

Beneficiamento pode ser considerado como o processo segundo o qual o minério passa por uma preparação para subsequente estágio no processamento, tal como fundição, lixiviamento e refinamento. Este processo serve para remover minerais constituintes não desejáveis, aumentando assim a concentração do mineral desejado e/ou para alterar as propriedades físicas do mineral, tal como a classificação de partículas e misturas contidas.

Numa perspectiva sistêmica, o input (material inicial para o estágio de beneficiamento) ou ROM (Run-of-Mine – Direto da Mina) é o minério extraído, sendo que o output pode ser um produto final pronto para o mercado. Atualmente o processo de beneficiamento consiste em três passos:


a)Preparação: no qual o mineral é reduzido a pequenos fragmentos (dividido em pequenas porções) por britagem e/ou moagem;





^ Estação de britagem, onde o ROM é processado para redução de tamanho dos fragmentos, gerando um produto final ou para a próxima etapa (geralmente moagem).

b)Concentração: para separar o minério desejado de outros minerais














^Concentradores espirais e Máquina de flotação (flutuação), utilizados para a concnetração de partículas finas.

c)Um processo final removendo a água do concentrado (desaguamento).

^Prensa tubular utilizada para desaguamento, filtra partículas finas a extremamente finas operando a 140 bar de pressão (o que permite a separação sólido-líquido).

A etapa de concentração figura-se como importante característica e, pode-se dizer, de especial conotação no processo de beneficiamento. Isto porque muitos minerais podem conter outros ingredientes que acabam se traduzindo, também, em atrativo econômico. Esta possibilidade sugere que, geralmente, se torna necessária uma separação individual do minério e de seus componentes. Nesse sentido, três métodos têm sido muito praticados na etapa de concentração e estão relacionados a minerais específicos:


a)Separação por gravidade: freqüentemente usada para o carvão, minério de ferro, e amianto;


b)Flutuação: o método mais comum para metais básicos, minerais sulfetados e potássio

^Flotação para concentração de finos de ouro.

c)Separação magnética e eletrostática: usada para minério de ferro, titânio e outros.

^ Separador magnético tipo tambor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário