domingo, 7 de fevereiro de 2010

FASES DA INDÚSTRIA MINERAL (3) EXTRAÇÃO

A questão da extração ou explotação dos depósitos minerais e dos combustíveis fósseis finitos e não renováveis vêm sendo teoricamente discutida pela área profissional de mineração, que utiliza o conceito de ilhas de sintropia para caracterizar as reservas e suas dimensões contidas no subsolo. As ilhas de sintropia são distribuídas por toda a Terra. Seu conceito refere-se às altas concentrações de matéria e/ou energia na crosta terrestre, aproveitáveis pelo homem. A sintropia não determina exclusivamente os estados e fluxos energéticos, mas expressa primeiramente um alto grau de ordenamento e concentração material. Um depósito de minério de ferro, mas também de petróleo bruto, ou gás natural, seriam ilhas de sintropias. Estes são economicamente interessantes por causa do teor elevado da referida matéria-prima, como também quando estes contêm poucas misturas com outros elementos.

Os depósitos minerais podem ser, na sua maioria e a partir de suas características físicas gerais, classificados em três tipos:

a) Sólido de massas ou tipos de veias: associados com a maioria de minerais metálicos não ferrosos. Estes são altamente classificados segundo o tamanho variável, formas e inclinação;


















b) Tipos de camadas: associado com o carvão, minério de ferro, alguns minerais sulfitosos e um número de sais; estes tendem a estar muito mais em extensão horizontal que vertical e conferem densidades totalmente uniformes;



















c) Soltos, tipos não consolidados: associado ao cascalho aluvial e areias minerais, caracterizados por um tamanho e extensão (cadeia ou alcance) de pequenos depósitos de kms quadrados, no caso de alguns depósitos de areias minerais; este tipo inclui depósitos de ouro, como também cascalho e areia industrial.


Quanto aos métodos de mineração, esses são geralmente conhecidos e classificados como de subterrânea e a céu aberto. Não obstante, muitos corpos minerais são minerados com a utilização dos dois métodos. Porém, um terceiro método também pode ser considerado. Este é conhecido como mineração sementrada. A seguir, são ressaltadas algumas peculiaridades inerentes aos principais métodos extrativos.


<<< extração de areia de aluvião, Benfica, Belém-PA, Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário