domingo, 7 de fevereiro de 2010

FASES DA INDÚSTRIA MINERAL (3.1) E XTRAÇÃO

PRINCIPAIS MÉTODOS EXTRATIVOS

1) Mineração Subterrânea (Underground mining)

Aqui vamos classificar a mineração subterrânea em dois tipos: open mining e full mining. De maneira geral, onde a rocha é suficientemente resistente, o primeiro processo envolve deixar cavidades na superfície após o minério estar removido por sondagem e explosão.

^ Mineração subterrânea (open mining) - também, pode ser definida como combinações entre métodos, no caso minerações a céu aberto e subterrânea.

Quando o segundo tipo é usado, porções mineradas são carregadas com materiais de rejeitos, sendo que este processo pode facilitar as atividades de mineração na área ou até mesmo reduzir colapsos e subsidência após a área estar minerada.

^ Mineração subterrânea tipo open mining, o que determina o inicio da extração subterrânea é a medida em que o minério se aprofunda

O uso de enchimento de fundo tem sido acuado pelo seu custo excessivo. Mesmo assim, a prática pode se tornar mais difundida, pois outros métodos de disposição de estéril serão sempre necessários já que processos de squashes and survey (esmagamento e sondagem) causam um volume de material dramaticamente crescente. Isso porque parte do material de finas partículas são menos densos em relação ao minério original e parte por causa da adição de rejeitos.

^ Enchimento ou backfill utilizado em minas subterrâneas

2) Mineração a Céu Aberto (Surface mining)

Em muitos países, a mineração a céu aberto é o método dominante na produção de carvão, metais fundidos, ferro e amianto, como também para o contexto de muitas outras indústrias do setor mineral. Essa tendência está relacionada ao fato de que muitos corpos minerais, de maneira especial aqueles de características grandes, de baixo grau e disseminados, têm na extração a céu aberto o método mais apropriado.


Outro aspecto interessante, quanto a este tipo de método, é sua característica na produção de grandes quantidades de rejeitos, sendo que estes podem aumentar devido a sua aplicação contínua. Nesse sentido, a utilização da mineração de superfície sugere um processo que favoreça a adaptação da extração a longo prazo, considerando-se principalmente sua utilização de maquinário e tecnológica. Isto, ao mesmo tempo que reduz o número de operações de trabalho, proporciona segurança industrial, sendo que a idéia de trabalhar com o longo prazo pode trazer também atrativos e compensações econômicas.

^ Mina a céu aberto (open pit) - utiliza o sistema de lavra por bancadas (o volume de estéril para tal obra é demasiado excessivo)

A mineração a céu aberto pode ser classificada em dois tipos mais utilizados atualmente: cava aberta ou com bancadas (open pit) e mineração em tiras (strip mining) [existem outras classificações, que serão abordadas posteriormente em novas postagens]. A essencial diferença entre os dois métodos é que o primeiro está mais direcionado à explotação de volumosos corpos minerais, enquanto o segundo é utilizado para minerar camadas ou depósitos extensos.

^ Strip mining ou Lavra por tiras - mina de caulim Ircc Ipixuna do Pará, Brasil

Ambos os tipos de extração requerem a remoção de quantidades sobrecarregadas de grandes blocos e massas de rochas. O método open pit requer a remoção de grandes quantidades de estéril enquanto a mina esta sendo desenvolvida e em operação; em mineração exposta, por contraste. Em strip mining o minério e estéril são removidos para fora na medida em que o depósito é minerado, e logo em seguida o estéril é reposto finalizando um processo cíclico. Assim, a fração de estéril é praticamente constante durante o desenvolvimento e estágio operacional das minas.


3) Mineração Sem-Entrada (Without-entrance mining)

Os tipos de mineração sem-entrada podem ser classificados como solução mineral e lixiviação no local por meios de gaseificação de subsolo ou combustão de depósitos de carvão. Uma das características deste tipo de mineração é que esta é conduzida da superfície e não requer muito acesso ao subsolo, tanto por pessoal quanto por maquinários. Alguns corpos minerais contendo metais - a maioria destes comumente contendo cobre e urânio - podem ser minerados no local por tratamento quando da utilização de uma solução química ou bacteriana que tem como função dissolver os metais desejados.

^ A extração de petróleo se assemelha muito a este método e alguns autores a definem como tal. Essa comparação ao processo de Mineração sem-entrada é fato devido as reservas de petróleo estarem a grandes profundidades e inacessiveis ao contato visual humano. Porém é também fato lembrar que a Extração de petróleo, seja em auto-mar ou em terra firme, é considerada uma mineração superfícial ou a céu aberto.

O processo é otimizado quando, após processado sobre um campo ou terreno, a solução estiver removida. O método é melhor adaptado a depósitos que são também profundos e fechados, pequenos e também de baixa qualidade, podendo ser convenientemente minerados por meio químico. Este método pode ser considerado uma combinação das etapas de extração, concentração e processamento metalúrgico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário