segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

FASES DA INDUSTRIA MINERAL (5) ------ METALURGIA E REFINO


O processamento e refino metalúrgico incluem todos os tratamentos de minérios recebidos após sua extração e beneficiamento. Muitos destes tratamentos envolvem mudanças na natureza química dos minerais lavrados. De maneira geral, a concepção básica desse processo envolve o isolamento de um metal de seus outros componentes como óxidos, carbonatos ou outros. Este tipo de processo é conhecido e chamado de metalurgia extrativa e pode ser amplamente dividido em três grupos:

a) PIROMETALURGIA: no qual temperaturas elevadas são usadas para auxiliar na reação extrativa;

^A calcinação é um dos processos da pirometalurgia (calcinação-ustulação-fusão-refinamento); Trata-se do aquecimento do minério para realizar a sua decomposição e a eliminação de um produto volátil (a figura acima é um forno, esquema e imagem, para calcinação de material argiloso).

b) HIDROMETALURGIA: no qual um líquido solvente é usado para lixiviar o metal dos seus minerais;

- O processo hidrometalúrgico mais importante é a lixiviação, na qual o composto desejado contendo o metal é dissolvido seletivamente.







c) ELETROMETALURGIA: no qual a energia elétrica é usada para afetar a dissociação de metal em solução produzida através da água.

- Eletrometalurgia do Alumínio: a Bauxita (Al2O3) é dissolvida em um condutor de corrente elétrica e sofrerá eletrólise.











Enquanto alguns metais são predominantemente extraídos por um ou outro destes métodos, dependendo da constituição dos elementos envolvidos, muitas outras combinações também podem ser incorporadas, necessitando a utilização de dois ou mais métodos.

->>> ELETROREFINAMENTO DO COBRE (Cu) - O cobre é muito utilizado para fazer fiação elétrica e em outras aplicações que utilizam alta condutividade elétrica... por isso sua purificação é realizada por eletrólise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário