sexta-feira, 11 de março de 2011

IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO EM MINERAÇÂO

DESENVOLVIMENTO DE MINAS

IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DE UMA MINA

A importância de um bom desenvolvimento é preponderante pois, praticamente o desenvolvimento só termina com o final da vida útil da mina. Contudo em lavras a céu aberto poderão ocorrer casos em que o desenvolvimento será Precedente, ou seja, antes dos trabalhos de explotação (ex. strip mining – lavra por tiras). Em lavras subterrâneas pode também se ter desenvolvimentos Precedentes (no caso de construção de vias de acesso).

Veja o exemplo em surface mining (strip mining) com as imagens apresentadas abaixo:

1- decapeamento (perfuração-explosão), retirada do estéril; 2- material estéril fragmentado; 3- material estéril depositado; 4- minério; 5- pilha de carregamento do minério.


Os esquemas A, B e C apresentam o método denominado strip-mining ou lavra por tiras numa jazida de carvão superficial. No esquema A (em bloco diagrama), observa-se que o desenvolvimento está sendo realizado paralelamente a atividade de explotação do minério, pois o trabalho de decapeamento (1) está sendo executado ao mesmo tempo em que o minério é arrancado da camada (4).


O esquema B mostra o esquema A sob outro layout de visão definindo efetivamente que em ambos o desenvolvimento é simultâneo com a lavra, esse é o caso mais comum. Porém em C fora efetuado um decapeamento antecedente (desenvolvimento precedente), ou seja a tira ficou exposta para ser extraída posteriormente.



O desenvolvimento antes de tudo deve ser enfatizado com a importância técnica-econômica pelas despesas que envolve os serviços, como principalmente pela preponderante influência: na própria produção; nos custos de produção; na produtividade; na segurança e higiene da lavra; e oferecer certa flexibilidade quanto aos métodos de lavra.

Um comentário: