quarta-feira, 2 de março de 2011

DESENVOLVIMENTO EM MINERAÇÃO

DESENVOLVIMENTO DE MINAS


O desenvolvimento mineiro é considerado a terceira fase da mineração ou a segunda da industria mineral, em que são desenvolvidos os trabalhos de infra-estrutura, com o objetivo básico de facilitar a lavra de uma jazida mineral; trata-se das tarefas ou serviços de abertura de uma jazida onde a mina entra em contato com a superfície através de um ou mais acessos.

Esta fase deve ser executada desde que espontaneamente pressuposto o corpo mineral tenha sido favoravelmente explorado e provado ser uma jazida mineral economicamente lavrável. Nesse sentido, o corpo mineral deverá ter sido devidamente explorado ou detalhado.

O desenvolvimento pode se distinguir dos outros serviços executados na fase de exploração pela sua finalidade de incubação da mina para a lavra envolvendo os serviços necessários para uma boa eficiência e segurança dos trabalhos mineiros, tais como: vias de acesso, de ventilação, de transporte, de esgotamento, etc.


TIPOS DE DESENVOLVIMENTO


O desenvolvimento pode ser classificado pela forma como é efetuado em uma jazida mineral. A classificação pode ser de acordo com as características determinadas por fatores preponderantes de influencia econômica, geomorfológica, geomecânica, etc. Portanto os tipos de desenvolvimento podem ser agrupados: Superficial ou Subterrâneo; Precedente ou Simultâneo com a Lavra; Sistêmico ou Supletivo; Produtivo ou de obra-morta; e Legítimo ou de Exploração.


DESENVOLVIMENTO SUPERFICIAL OU SUBTERRÂNEO


Este tipo de desenvolvimento é considerado Superficial ou subterrâneo quando efetivado conforme a disposição da jazida mineral, próxima a superfície ou no interior do terreno (subsuperfície – em relevante profundidade). Corresponde a maioria dos tipos de desenvolvimentos realizados nos empreendimentos mineiros em escala global.

O desenvolvimento em Surface mining (mineração a céu aberto) é efetuado quando a jazida mineral encontra-se em profundidade relativamente pequena, próxima a superfície, ou quando a sua disposição é a mais favorável economicamente.





Em underground mining, o desenvolvimento ocorre quando a jazida mineral está a grandes profundidades, ou quando não seja viável o surface mining; no caso de não satisfazer os investimentos aplicados numa obra de abertura superficia (situações em que a jazida possui forma vertical ou inclinada).




DESENVOLVIMENTO PRECEDENTE OU SIMULTÂNEO COM A LAVRA

Quando é executado antes do início do processo de lavra ou paralelamente com essa atividade, mantendo sempre uma quantidade da jazida desenvolvida. Em alguns casos o material estéril é distribuído nos trechos já lavrados – em alguns caos de acordo com o método de lavra utilizado como, por exemplo, o strip mining.



O esquema acima mostra o desenvolvimento precedente à lavra, para extrair o minério do corpo 2 (maior em volume e teor), e o desenvolvimento paralelo a lavra, na extração do corpo 1 (menor em volume com teor inferior ao do corpo 2). Qual seria o mais viável nesta situação?


DESENVOLVIMENTO SISTÊMICO OU SUPLETIVO

Esse tipo de desenvolvimento é demonstrado quando os trabalhos são efetuados segundo um projeto global, em articulação com o método de lavra. Por outro lado, os serviços são executados eventualmente para atender vários interesses do projeto como um todo ou dos estabelecimentos locais, tais como vias de arejamento ou drenagem, saídas de emergência, etc.

O desenvolvimento Sistêmico pode abranger as vias de acesso e outro tipo de desenvolvimento, o lateral ou subsidiário em que são realizadas as vias conectivas ao corpo a partir das passagens principais de acesso e dos demais serviços mencionados, quase sempre executados em um nível da mina (se subterrânea ou a céu aberto) ou, às vezes, nos inter-níveis.


O desenvolvimento supletivo é especificado por conformidades locais, tais como a resistência do terreno onde será executada a via de serviço, no minério ou no estéril, etc.


DESENVOLVIMENTO PRODUTIVO OU TIPO OBRA-MORTA

São considerados desenvolvimentos produtivos/obra-mortas de acordo com a produção de materiais minério/estéril, segundo sua localização na jazida, nas encaixantes ou nos terrenos próximos ao corpo mineralizado.

Desenvolvimentos produtivos são aqueles que geram a extração do minério. Quanto aos de obras-mortas vale ressaltar que, excluídos os trabalhos de unidades de desmonte ou frente de lavra, uma jazida mineral pode ser desenvolvida para dar ênfase aos trabalhos de extração do minério, porém, quando os serviços de explotação estão em fase de recesso ou pausa, por questões diversas, o planejamento da mina pode ser alterado e a mina desenvolvida durante a paralisação de acordo com um plano de lavra.

Um exemplo sobre desenvolvimento em obra-morta se dá quando em uma mina a céu aberto, paralisada, é realizado o decapeamento (retirada do estéril ou material de cobertura do corpo mineral) para posterior retomada das operações de extração. (veja a imagem abaixo)


Fase de Decapeamento/Desenvolvimento tipo Obra-morta: Mina de cobre do Sossego PA - os trabalhos de desmonte ocorrem somente no estéril para posterior retirada do minério.


DESENVOLVIMENTO LEGÍTIMO OU DE EXPLORAÇÃO

Estes são realizados segundo apresentem ou não o desígnio dependente de complementar a exploração da jazida, para o fornecimento de melhores detalhes do corpo, cuja intenção primordial é o conhecimento da jazida mineral.

Um desenvolvimento Legítimo (Puro) pode ser considerado um desenvolvimento Produtivo devido a este produzir o material de interesse (minério), ou Sistêmico, por estar de acordo com o plano geral ou, ainda, Precedente caso seja realizado antes dos trabalhos de lavra, pois começa a produzir minério precoce. No entanto não pode ter semelhança a uma obra-morta, por não prestar jus a ausência de produção.

O desenvolvimento de caráter exploratório irá servir apenas para angariar detalhes do corpo mineral que não foram possíveis de ser alcançados no momento da pesquisa e exploração ou somente da exploração mineral.

7 comentários:

  1. Muito bom...Apesar de estar bem resumido, abrangeu várias etapas para a explotação

    ResponderExcluir
  2. GOSTEI AJUDOU ME MUITO NO MEU TRABALHO SOBRE DESENVOLVIMENTO DA LAVRA, CONTINUI ASSIM A CONTRIBUIR PARA A AREA ACADEMICA

    ResponderExcluir
  3. muito obrigado pela materia me ajudou bastante

    ResponderExcluir
  4. muito obriga a materia foi interessante.gostei

    ResponderExcluir
  5. Simples e simples, Benjamin Lee é a pessoa mais simpática e o melhor oficial de empréstimo a seu serviço. Tivemos um caminho muito acidentado durante todo o nosso processo de renovação do negócio, devido a circunstâncias sem fundos. O Sr. Ben ficou em cima de todas as partes para garantir que tudo se mantivesse nos trilhos, a fim de cumprir nosso prazo apertado para fechar nosso empréstimo. Apreciamos tudo o que ele fez por nós e recomendamos altamente ele e sua empresa de empréstimo a qualquer um que queira obter financiamento. Mais uma vez obrigado, Sr. Ben.
    Entre em contato com o Sr. BEN On: 247officedept@gmail.com Também no Whatsapp : +1-989-394-3740.

    ResponderExcluir