domingo, 26 de setembro de 2010

PROSPECÇÃO - PERFURAÇÃO DE POÇOS 1

ALGUMAS NOÇÕES SOBRE PERFURAÇÃO DE POÇOS DE PETRÓLEO

Densidade dos hidrocarbonetos

As densidades dos vários tipos de petróleo são expressas em graus API relacionados a propriedade de densidade relativa que indica o numero de vezes em que determinado corpo é muito ou pouco pesado do que igual ao volume de água. A comparação feita com a água é um estudo aceito por todas as instituições internacionais, sendo admitido que a água teria densidade igual a: 1- adimensionais, 2- relativas, entre medidas de mesma unidade.


O grau API, utilizado para medir a densidade do petróleo, foi elaborado pelo American Petróleo Institute para facilitar a comercialização dos mesmos facilitando a linguagem e valorizando um teor em elementos voláteis presentes em cada tipo de óleo. Desta maneira o API estabeleceu uma escala de densidades API ou grau API, relacionado com a densidade relativa permitindo então uma melhor precisão na identificação dos petróleos.


Para transformar densidade relativa em grau API, utilizamos a seguinte formula:

°API = (141,5 / Dr) – 131,5


Exemplo:
Dados seguintes valores de densidade relativa:
1- 0,825;
2- 2- 0,82;
3- 3- 0,816.

Assim, podemos calcular e elaborar uma tabela (veja a acima) onde relacione ºAPI, temperatura, viscosidade, maior presença de elementos voláteis, densidade relativa e valor comercial.

Obs: aumentando a temperatura de qualquer petróleo diminui-se a viscosidade, facilitando sua extração e sua separação por fases.

Nenhum comentário:

Postar um comentário