sábado, 30 de janeiro de 2010

O QUE É MINERAÇÃO?



Caro leitor, o objetivo deste blog que é informar e fornecer material vinculado as atividades mineiras ou relacionadas a mineração. Mas voce sabe realmente o que é mineração?

Mineração é uma atividade, em escala industrial ou artesanal, que tem por objetivo a descoberta, a lavra e a concentração de minérios, ou seja consiste em um conjunto de atividades executadas para: descobrir os recursos minerais escondidos no subsolo, trazer esse bem mineral do subsolo até a superfície e, finalmente, colocar esse bem mineral em condições de ser utilizado pelas industrias metalúrgica, cerâmica ou química.

A atividade mineira, desde os primórdios do homem civilizado, tem relevância acentuada devido a busca do ser humano por um padrão de vida substancial de sobrevivência no seu habitat natural. Nenhuma civilização pode prescindir da utilização dos bens minerais, principalmente quando se pensa em qualidade de vida, uma vez que as necessidades básicas do homem – alimentação, vestuário, moradia, etc. – são atendidas essencialmente por estes recursos naturais. Uma pessoa consome, direta ou indiretamente dezenas de toneladas por ano de produtos oriundos do reino mineral, abragendo centenas de espécies minerais distintas. A construção de uma residência é um exemplo clássico desta diversidade: as paredes da casa são formadas por tijolos, argamassa, vergalhões de aço e outros materiais para dar resistência; os tijolos , por sua vez são confeccionados a partir de argilo-minerais; a argamassa é resultado, principalmente, da mistura de cimento (este proveniente do beneficiamento do calcário) com areia (cristais de quartzo); os vergalhões de aço são oriundos da mistura de aciaria entre compostos de carbono (carvão mineral – antracito, hulha, etc.) e ferro (minerais ferrosos – Hematita, Pirrotita, etc.).

O setor econômico mundial pode de certa maneira mostrar essa dependência do homem por recursos minerais. No momento de euforia do mercado internacional, inicio do ano de 2008, a demanda por matérias-primas (ferro, alumínio, cobre, etc.) era ampla. A oferta era proporcional e a produção do setor mineral estava em alta. Porém, a crise que afetou o sistema global gerou uma paralisação no “motor” que movia as industrias de base, acarretando na baixa procura por materiais provindos da área mineral e que consequentemente resultou na queda de vendas e redução da produção das mineradoras no mundo inteiro. E após um ano de recesso, a situação global volta a normalidade com um mercado estável. Observa-se agora que o crescimento socioeconômico que implica em maior consumo de bens minerais tornando importante garantir a disponibilidade dos recursos minerais demasiados pela sociedade. Existe, portanto, uma relação direta entre desenvolvimento econômico, qualidade de vida e consumo de bens minerais.


AVALIAÇÃO DA RESERVAS MINERAIS MUNDIAIS


O mundo não enfrentará escassez de minerais não combustíveis, num futuro próximo. Mesmo assim, o crescimento populacional e o aumento do consumo tornam vitais informações confiáveis sobre reservas minerais que poderão ser exploradas. Os minérios são estratégicos para a produção industrial e, também, como fator de segurança econômica para as nações.

A expansão da economia mundial e a demanda da China por minérios mudaram o cenário no setor de mineração, com aumento de preços e reativação de minas. Num mundo economicamente globalizado a segurança econômica das nações depende do acesso adequado a reservas locais e internacionais de minerais, informa o escritório Geological Survey, dos Estados Unidos, incumbido de produzir um levantamento, em cooperação com outros países, para avaliar as reservas ainda não utilizadas de minerais não combustíveis. O levantamento, liderado pelo US Geological Survey, foi iniciado em 2002 até 2010. Nestes oito anos, oito tipos de minérios foram selecionados para o : cobre, ouro, chumbo, níquel, grupo platina, zinco, fosfato e potássio.

O cobre foi selecionado por sua aplicação industrial e na indústria eletrônica. As reservas de cobre estão bem dimensionadas.

A platina foi selecionada por sua aplicação como catalisador para a indústria química e petroquímica e nos combustíveis para automóveis. É um mineral com reservas limitadas e com um processo de extração dispendioso. O potássio foi selecionado por ser um dos três elementos (NPK –natrium, potassium e kalium) indispensáveis para produção de fertilizantes necessários para a expansão da produção de alimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário