sexta-feira, 8 de outubro de 2010

PROSPECÇÃO - Sondagem Manual 1

MÉTODOS DE SONDAGEM MANUAL

1. Catas (PRANCHETA)

Catas são escavações feitas no terreno (coluvionar, aluvionar, eluvionar e solos normais) para executar uma sondagem numa prospecção geológica.

Obs: as catas são de pequena profundidade, ou seja, são realizadas em aluviões rasos ou outro tipo de terreno. Esta profundidade pode ser também determinada pela empresa prestadora de serviço.

2. Equipamentos para escavação de uma cata

Os equipamentos utilizados para a abertura de uma cata no solo são: picaretas, pás, trépano (ferro de cova), balde graduado ou cilindro graduado.

3. Dimensão das catas

Varia de acordo com o tipo de terreno ou com o tipo de pesquisa. Para terrenos argilosos as catas devem seguir as dimensões 1,0x2,0m até o sed-rock, ou a profundidade varia de acordo com a determinação imposta pela empresa.
Para terrenos arenosos as catas devem obedecer a uma dimensão maior 2,0x2,0m ou até o sed-rock (de acordo com a empresa), para evitar que o desmoronamento dificulte a amostragem.

4. Métodos de amostragem por catas

4.1 Terreno aluvionar: para terrenos aluvionares as amostragens por catas devem obedecer uma malha quadrada ou retangular dependendo da forma do pico da serra ou elevação montanhosa.

4.2 Terreno Coluvionar: as amostragens devem obedecer a uma malha retangular ou em cone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário