O processamento e refino metalúrgico incluem todos os tratamentos de minérios recebidos após sua extração e beneficiamento. Muitos destes tratamentos envolvem mudanças na natureza química dos minerais lavrados. De maneira geral, a concepção básica desse processo envolve o isolamento de um metal de seus outros componentes como óxidos, carbonatos ou outros. Este tipo de processo é conhecido e chamado de metalurgia extrativa e pode ser amplamente dividido em três grupos:
a) PIROMETALURGIA: no qual temperaturas elevadas são usadas para auxiliar na reação extrativa;
^A calcinação é um dos processos da pirometalurgia (calcinação-ustulação-fusão-refinamento); Trata-se do aquecimento do minério para realizar a sua decomposição e a eliminação de um produto volátil (a figura acima é um forno, esquema e imagem, para calcinação de material argiloso).
b) HIDROMETALURGIA: no qual um líquido solvente é usado para lixiviar o metal dos seus minerais;
- O processo hidrometalúrgico mais importante é a lixiviação, na qual o composto desejado contendo o metal é dissolvido seletivamente.
- Eletrometalurgia do Alumínio: a Bauxita (Al2O3) é dissolvida em um condutor de corrente elétrica e sofrerá eletrólise.
Nenhum comentário:
Postar um comentário