quinta-feira, 7 de julho de 2011

DESENVOLVIMENTO DA MINA - NÚMERO E INSTALAÇÃO DAS VIAS DE ACESSO


O número e locação das vias principais de acesso são inter-correlacionados, para obter um transporte rápido e econômico, uma boa ventilação, eficiente esgotamento e rápido acesso de trabalhadores e materiais as frentes de trabalho. No entanto, a quantidade de acessos ajustados e definitivos, em uma mina, poderá resultar a partir de dois tipos de fatores: aqueles relacionados a uma imposição (sendo, portanto, obrigatórios) e aqueles pautados de acordo com a economia global do empreendimento.


FATORES IMPOSTOS OU OBRIGATÓRIOS


São os fatores impostos ou de imposição a segurança, uma ventilação mínima, a drenagem e o esgotamento referentes a instalação dos acessos. Estes regem a identificação dos acessos (principais e de serviços) por serem essenciais ao bom desempenho das operações mineiras no subterrâneo:

1 - Segurança é primordial, se tratando de minas subterrâneas de grandes profundidades, em que o ambiente hostil do local compromete a vitalidade dos trabalhadores. Aplica-se mais aos acessos principais, em que há uma requisição de “saída de emergência”, entre outras funções.

2 - A ventilação, também, é obrigatória por haver regiões subterrâneas onde não há circulação de ar (oxigênio); a temperatura é elevada, exigindo resfriamento; e por vezes, a dissipação de partículas em suspensão é dificultosa.

3 - Drenagem e esgotamento, são relevantemente importantes nos casos em que a mina apresenta grandes quantidades de infiltrações por água. Elevadas quantidades de água, significam um sério problema para a continuidade do desenvolvimento da mina, a não ser que um eficiente sistema de drenagem resolva o caso.


FATORES ECONOMICOS


Os Fatores econômicos são associados: a extração diária (pré-determinada); as características do corpo; a natureza do transporte subterrâneo; a locação superficial do acesso; ao método de lavra empregado; aos limites da propriedade ou concessão. O assentamento dos fatores econômicos vai depender do limite de investimento financeiro da empresa, porém, dado um bom planejamento a respeito da produção, a aplicação destes investimentos poderá ser efetuada de acordo com o progresso dos trabalhos de extração (isso poderá também depender da flutuação do preço do produto no mercado). A seguir uma explanação sobre os fatores econômicos:

1º Extração diária: é estabelecida de acordo com uma medida pré-determinada relacionada à produção. O acesso poderá ultrapassar a capacidade conveniente de um único poço ou túnel. É pouco comum em minas subterrâneas de pequena profundidade, entretanto, no caso de um poço que atendia até uma determinada profundidade (pequena) torna-se insuficiente para outras maiores, pela acentuada redução de sua capacidade unitária (maior tempo de percurso, mais demora na movimentação, ingresso ou regresso, de trabalhadores, equipamentos, materiais, material de enchimento, etc.) requerendo a execução de outro poço mais amplo ou com maiores dimensões.

2º Peculiaridades do corpo e condições superficiais: causam bastante influencia na economia das locações e quantidades de acessos apropriados à lavra. A abertura de um novo acesso pode evitar o emprego de transportes horizontais de grande extensão, resultando no desmonte do minério em diversas frentes distanciadas entre si (isso possibilita a regularização dos teores do minério para o controle de qualidade); Para as minas de grande profundidade a tendência é a redução da quantidade de acessos (shafts ou poços) e ao aumento da área servida por cada acesso, pois o custo de abertura de um poço aumenta com a profundidade da escavação por cada metro avançado; As condições superficiais podem, também, dificultar ou encarecer o transporte externo mais do que a abertura de novos acessos, economicamente recomendáveis.

3º Caráter do transporte subterrâneo: é fato que a natureza e o vulto do transporte em cada nível da mina condicionem uma distância econômica para o mesmo. Sob o ponto de vista de custo do transporte interno, a locação ideal de um acesso seria a que correspondesse ao mínimo de ton-Km (toneladas-quilômetros), para a total remoção do minério em cada nível. A utilização de equipamentos de grande porte (grandes vagões e locomotivas, veículos especiais ou caminhões fora-de-estrada), maiores velocidades e altas produções por nível, distâncias de 2 a 3 Km são economicamente viáveis para alongamento entre acessos principais; Também são afetados pelo tipo e custo dos desenvolvimentos, gastos com mão-de-obra, condições geológicas locais, técnicas regionais, ponderação de extrações envolvidas, etc.

4º Locação superficial do acesso: o acesso principal de uma mina subterrânea não deve ter a sua entrada, superficial, em local que ofereça possibilidade de acúmulo de água, seja por represamento, inundação por tempestades ou outras casualidades. Nos casos em que essa probabilidade é verdadeira, devem ser tomadas prevenções especiais de assistência (improvisar a entrada em alto de aterros ou construções de concreto, amplas valetas de escoamento ao redor da entrada, muros de proteção, etc.). As entradas dos acessos principais devem ter área aberta para as construções superficiais indispensáveis, também, devem consentir à locação das instalações de beneficiamento do material extraído, ao necessário transporte dos produtos para o beneficiamento, às comunicações com os depósitos de material estéril, etc.

5º Método de lavra: a influência do método de extração é precisa, uma vez que os acessos são muito condicionados a um sistema de lavra reavaliado. Assim, em uma lavra que utiliza o método de abatimento, os acessos terão de ficar numa região externa das áreas sujeitas a subsidência. Em todos os casos deve-se considerar a segura manutenção desses acessos, imobilização de pilares de minério, junção dos acessos com as centrais de transporte subterrâneo.

6º Limite da propriedade ou concessão: poderá assumir relevante influência econômica ante os serviços, despesas de desapropriações, concessões mineiras confinantes, processos judiciais, etc; Na fase de solicitação de lavra, deve-se avaliar corretamente a inclusão de serviços necessários por limites de propriedades.